quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

MULHERES DIZEM "EU TE AMO"

Passava pela rua distraída quando ouvi: “eu te amo” e a outra pessoa respondeu sorrindo: “também te amo, vai com Deus”.
Este pequeno diálogo de despedida, que me chamou tanto a atenção, preciso dizer? Se travou entre duas mulheres. Provavelmente duas amigas que se despediam. Enquanto uma entrava em um ônibus, outra continuava seu caminho. E foi assim que me surgiu esta ideia: as mulheres dizem “eu te amo”, pra nós é muito simples. Dizemos eu te amo para uma amiga que se vai, para nossos filhos, pais e mães, amigos no geral, parentes etc. Dizemos “eu te amo” porque amamos mesmo. Talvez por isso tenhamos tantos problemas em relacionamentos com o sexo oposto. Enquanto mulheres derramam seus sentimentos com facilidade e, concordo, até de forma “descuidada”, nossos parceiros raramente se expõe.
Esses papeis sociais, estúpidos e limitantes, que definem de maneira tão cruel o papel da mulher e do homem e o comportamento de cada um é fator de desencontros e, gera uma violência absurda, além do fato de estarmos presos em uma sociedade capitalista que faz qualquer coisa para sobreviver estimulando mais violência e destruição, no favorecimento à indústria da morte e da doença, na difusão do ódio e discriminação generalizada, no incentivo aos alimentos transgênicos, no esgotamento dos recursos naturais da Terra etc.
Apesar disso tudo, sou mulher e digo “eu te amo”. De forma natural e sem qualquer vergonha. Embora agora esteja mais seletiva com meus amores, minha família querida e meus queridos amigos podem me escutar dizer mil vezes: Eu amo vocês! E eu, posso ouvir que me amam também em retorno. E não há nada melhor do que isso. Embora muitos não acreditem dizer eu te amo é sim, libertador. Experimentem!

Nenhum comentário: