sexta-feira, 14 de março de 2008

Populações Indígenas

É inegável que as populações indígenas, herdeiras legítimas das Américas, sofrem todo o tipo de arbitrariedades.
No Brasil, ainda se ensina nas escolas que a principal característica dos povos indígenas é a "preguiça", justamente porque os índios se recusavam ao trabalho escravo nas plantações ou no extrativismo.
Historicamente no Brasil o índio sofre todo o tipo de discriminação e aculturamento. O brasileiro não tem a menor noção do quanto a população indígena diminuiu ou da importância desta cultura para a formação deste país de hoje ou de como vivem ou quais são as tribos que existiram e quais as que ainda resistem neste nosso imenso território nacional.
Para nós Pedro Alvares Cabral ainda é o descobridor do Brasil e não existia ninguém aqui antes!
As leis criadas para a proteção do território destas populações são permanentemente desrespeitadas e, em sua grande maioria, a população que vive nos grandes centros urbanos, não compreende a necessidade deste tipo de legislação. Creio que está na hora (mais do que na hora!) de expormos, nos espaços que temos acesso, matérias sérias e elucidantes deste e de outros contextos igualmente importantes.
Eis o que me proponho neste espaço:
1. Ampliar as discussões sobre temas ligados a nossa cultura e aos agentes e produtores desta mesma cultura;
2. Aprofundar com dados estatísticos e trazendo outras reportagens e opiniões para debate neste blog;
3. Abrir este espaço para a publicação de textos daqueles que queiram estimular debates e propostas.
Portanto me comprometo aqui a aprofundar os temas levantados, expressar minha opinião pessoal e enumerar proposições que digam respeito a mudanças de mentalidade e em nossas ações cotidianas.

Nenhum comentário: