domingo, 14 de setembro de 2008

Marlon Brando?


Eu sei que a princípio ninguém vai entender nada.

Por que falar sobre Marlon Brando? O que interessa isto?
Eu vou explicar, não sei se as minhas leitoras vão confirmar,
mas revendo fotos antigas dos filmes holiwodianos, dei de cara
com este ícone da fantasia feminina. Representação da rebeldia,
do inconformismo e da beleza bruta e masculina, tão aterradora
como também tão sedutora.

Um homem solitário abre seu caminho pelas rodovias americanas,
tentando ser livre, tentando desesperadamente se libertar do
sonho americano, do seu estilo de vida opressor, superficial e
alienado.

Bom, esta é a minha versão de Brando, tão lindo! Mas que aos poucos
foi se deformando, envelhecendo, engordando e mesmo assim, consegue
encantar e fazer suspirar as mulheres com seu papel em Don Juan deMarco, em 1995. Já não queria mais o papel de galã, nem os troféus da Academia, engajado, lutava pelas minorias em seu país.



"Só estou no cinema por dinheiro, nenhuma outra profissão paga tão bem!", só Brando poderia fazer uma declaração destas e arcar com toda a responsabilidade por seus atos e palavras.



Característicos de Marlon Brando são os filmes como Queimada e Apocalypse Now, neles eu vejo um ator em toda a sua maturidade, magnético, forte e revelador. Como em o Último Tango em Paris, em que domina a tela do início ao fim com seu personagem angustiado que procura a morte sufocado pela culpa e pelo desamor.

Não há como negar sua presença forte, marcante, sexy e masculina, em todos os papéis que fez.

Por que falar de Marlon Brando? Porque não existe mais graça no cinema americano e nele quase não há ousadia, novidade ou grandes atores que apenas com sua presença, preencham as telonas nossas de cada dia.

3 comentários:

aapayés disse...

estaré pasando por aquí mas seguido un beso saludos, esta interesante gracias

Cynthia Lopes disse...

Adolfo, gracias... é muito gentil de sua parte já que este meu blog de opinião consegue ser tão eclético... rsrsrs... Un gran abrazo,

Paulo Tamburro disse...

Por favor, entrar em contato comigo.No meu blog tem todos os dados, inclusive e-mail.Grato e parabéns polo bom gosto !