terça-feira, 22 de abril de 2008

Desabafo...

Gente, quero começar pedindo desculpas pelo desabafo,
eu sei que todas as cidades grandes têm o mesmo problema.
É que saí de casa tão animada para um Seminário, fui almoçar
em casa com toda tranquilidade para depois seguir para o
trabalho. Entretanto, quando pus meus pezinhos para fora de
casa caiu uma tempestade de chuva e vento, que me fez sentir
como se estivesse enfrentando uma nevasca! Bom, neste clima
é claro, o ônibus nunca para e quando para, lhe dá um grande
banho com as poças que se formam nas ruas. Passada a aventura
de pegar o transporte, vem a aventura de horas num trânsito
que nunca espera pela chuva. E finalmente, quando chego no
trabalho toda molhada, tenho uma pilha de processos para
análise encima da minha mesa, uma assembléia acontecendo para
decidir greve na categoria e uma reunião de trabalho, o que
fazer? Pelo que eu começo? Não sei mas talvez amanhã a chuva
seja amena e tudo seja diferente, espero firmemente!!!!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Entre o nada e a utopia absoluta

Ah, estas enquetes que a gente pode fazer em nossos blogs são sensacionais, fiz uma. A chamada ou a pergunta ou a indagação era a seguinte: Existe algum sistema de governo que promova "justiça social"???
Apesar de uma votação inexpressiva, somente três pessoas votaram efetivamente e ainda votaram NENHUM, não existe qualquer possibilidade de um governo, socialista, democrático, comunista, anarquista e os “istas” que lembrarmos promover “Justiça Social”, resolvi retomar a discussão a partir dos comentários feitos por meus companheiros de outros blogs!
Primeiro os conceitos, por mim utilizados:
1. governo - ao conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza de maneira a exercer o seu poder sobre a sociedade.
2. justiça social – bom segundo minha concepção, significa mais do que igualdade de oportunidades, significa distribuição igualitária das riquezas acumuladas socialmente.
Bom pode haver contestações sobre os conceitos aqui usados, ótimo! Por favor então quando fizerem os comentários, justifiquem seus conceitos.
Longe de mim esgotar o assunto aqui proposto, entretanto, se fizermos uma rápida retrospectiva histórica, percebemos de maneira ainda que superficial que todos os governos conhecidos se fundamentaram na exploração de extratos sociais por outros, que controlavam politicamente os instrumentos de dominação do Estado.
Podemos entender a história dos homens como uma história de lutas entre os que detém o poder econômico e político e àqueles a quem estes subjugam.
Hoje, as sociedades se constroem de alguma outra forma, em sua essência? Isto significa que não existe esperança? Significa que pode existir alguma forma de governo que promova efetiva “justiça social”?
1. Não vejo na história sociedades construídas sem dominados x dominadores;
2. Quero aqui resgatar uma frase do texto “El rescate de la utopía”, publicado no blog http://txanbapayes.blogspot.com/, da autoria de Leonardo Boff:
Jesús es el «novísimo Adán», en expresión de san Pablo, el homo absconditus ahora revelado. Pero él es sólo el primero entre muchos hermanos y hermanas; nosotros le seguiremos, completa san Pablo.
Anunciar tal esperanza en el actual contexto sombrío del mundo no es irrelevante. Transforma la eventual tragedia de la Tierra y de la Humanidad, debida a amenazas sociales y ecológicas, en una crisis purificadora. Vamos a hacer una travesía peligrosa, pero la vida estará garantizada y el Planeta todavía se regenerará.

3. Não se pode viver com tanto veneno, por mais que tentemos somos o que somos. Não há utopias possíveis. Resgatar a verdade, isto é, Cristo Jesus, é preciso e, através dela, nos libertarmos enquanto humanidade solidária, amorosa e fraterna.
4. Acreditamos em Allende, em Getúlio Vargas, em Perón, em Lula. Porque não crer em nós mesmos, inteiros, virados do avesso? É difícil abandonar-se como um criança no colo de sua mãe? É difícil esvaziar-se do que conhecemos e aceitarmos algo que nos vem de dentro, a certeza de que tudo se originou em algum ponto que apenas podemos conhecer se desmancharmos nossos corações e diante de Deus não existirem mais palavras? Para nós é difícil sermos gratos.

Não posso acreditar no vazio de esperança, como também não consigo acreditar em governos utópicos de “trabalhadores” ou daqueles que os personificam. Entre o nada e a utopia existe a vida e suas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. RM.5:3-5.
O que precisamos é abrir nossos corações, mentes e nossa alma. Perceber a liberdade que nos traz o sermos cristãos e nos percebemos como novas criaturas. Como humanidade. Como uma nova criação!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Comentários sobre a enquete:

Amigos e amigas do Blog "CÂNTICO DAS PALAVRAS", arrisquem-se, dêem suas opiniões sobre as opiniões aqui colocadas! Existe algum governo que promova "justiça social?",
a polêmica é boa e saudável embora eu saiba que a maioria não está acostumada. Mas, não há só diferenças, há também os acordos ou nossas tentativas de negociação, isto é viver em comunidade, em relação com o outro. Afinal, não há ninguém neste mundão que se baste e possa ficar isolado em sua ilha sem enlouquecer, é assim ou não?
Beijos a todos e obrigada, sempre...


tudo é pensado pra benificiar poucos, na teoria todos são maravilhosos e vão "salvar" a humanidade (dela mesma) mas na pratica... melhor nem pensar nisso (me embrulha o estômago). Wilson Guanais


Si Cynhia existe y creo que en américa-latina se esta forjando esa nueva sociedad con la esperanza y sobre todo la fe puesta en la justicia y en los pueblos todo es posible... Helder Camara nos enseno mucho y sobre todo la solidaridad de donde se empieza la nueva sociedad con justicia social sobre todo, en los mas pobres de este mundo ellos son y tienen que ser nuestra inspiración por ese cambio que queremos como sociedad, esa sociedad nueva la podemos crear entre todo nosotros con amor solidario justo. Adolfo Payés


Cynthia, eu acredito que os sistemas de governo são mecanismos práticos. No entanto, a tal da justiça social só será alcançada com a concientização de cada indivíduo, com uma vontade terrível de vê-la existir. Não sou anarquista, acho importante a regulação realizada pelos governos. Mas a ferramenta em si, sendo boa ou não, não fará com que o objeto trabalhado seja de qualidade. Depende do marcineiro. É importante aliar um sistema bom com a ética, a boa vontade e o desapego espontâneo das riquesas excessivas. E essa palavra, "espontâneo", é a mais importante! Edinho Véio

En espera de la revolución de conciencia,base de una verdadera
Justicia Social, Querida Cynthia
La humanidad urgente sabe
que no ha llegado,y sublime
la está llamando...
Tino Cassi