segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sonhos e desejos

Fantasias e sonhos são tão particulares, tão pessoais.

Ninguém vive sem um ou sem o outro, eles não são iguais, mas igualmente nos alimentam. Não do feijão com arroz, mas de uma iguaria qualquer que vive e se faz em nós. 

De que é feita a matéria dos sonhos? E das fantasias? É certo, que são matérias diferentes.  Existem aqueles que dariam tudo pra saber o que sonhamos e, com quem sonhamos.

Infelizes criaturas! Deve ser uma tortura para elas, deixemos que se torturem. 

Da tecitura dos sonhos, a vida; da tecitura das fantasias, o desejo ou bem pode ser ao contrário! Tanto faz, de qualquer forma é impulso.

Eu sempre li muito e escrevi muito, desde que me vi como gente, desde muito pequena. Sempre foi minha forma de entender sentimentos e tentar conviver naquele mundo de muitos adultos e raras crianças. Num mundo de imensos abismos afetivos e segredos e, cada vez mais, longos silêncios...

Sempre foi minha maneira de tolerar, de suportar, a solidão familiar. 

Depois, com o tempo, escrever tomou vários outros sentidos, até me fazer girar em torno da leitura e da escrita. 

Até fazer-me ser através deste diálogo permanente comigo e com meu entorno.

Desta reflexão, nasce a necessidade da poesia, da síntese, da clareza, do brilho. Eu já havia me misturado a outras artes anteriormente, dança, música, pintura, desenho, escultura, teatro, performance, canto, mas por característica pessoais, a escrita me seduz e completa, me acorda de madrugada, me deixa insone, me apaixona e consome.

E esse desejo de transformar realidade em palavras sonoras, me fez sonhar em escrever um livro e, em 2 de outubro de 2012, realizei este meu sonho. Com ajuda de amigos e pessoas que sonharam e sonham comigo, juntei anos de sentimentos, ações, crescimento em palavras e versos escrevendo meu livro de poesia. 

Ficou lindo e verdadeiro, eu estou em cada verso e muito mais do que eu estou ali. 

Transcendeu a mim! Há uma quantidade de vidas e emoções humanas descritas neste meu livro que vão muito, mas muito além de mim. 

Então, na verdade, eu não sei o que nasceu primeiro: o desejo e depois o sonho ou o inverso?

Talvez esta seja uma dessas questões insolúveis, como o ovo e a galinha.

De qualquer forma, pode ser apenas falácia, afinal se a necessidade cria os sonhos ou os sonhos criam as necessidades, e daí? O mais importante é que isso gere IMPULSO DE CRIAÇÃO, DE REALIZAÇÃO e que tudo se concretize. Aí se pode dizer: valeu a pena, está tudo bem e se pode sonhar e desejar de novo. 

4 comentários:

PAULO TAMBURRO. disse...

Olá amiga sumida!

Tenho sentido sua falta nos meus blogues, mas compreendo.

São muito ruins, MESMO ! (rs)

Um abração carioca.

Maria Fe disse...

adorei este blog!
vou ler mais e mais!

Cynthia Lopes disse...

kkkkkkkkkkkkkk, até parece, Paulo!
eu to voltando para os blogs, fiquei fixada no face, mas aos poucos eu to voltando. bjsssssssssssss

Cynthia Lopes disse...

Que bom Maria Fe, volte sempre e sempre. bjsssssssssssss